Pente Fino INSS 2024: Lista, Como Agendar Prova de Vida

Com o passar dos meses, o pente fino INSS 2024 tem sido colocado como uma das principais preocupações dos brasileiros que se interessam por alcançar cada um de seus objetivos tendo como base estar em dia com a Receita Federal. Não há porque não cumprir com tais obrigações e por isso te ajudaremos através deste artigo voltado para as especificidades do pente fino INSS 2024. Acompanhe!

Pente Fino INSS 2024
Pente Fino INSS 2024

Quem é chamado para o pente fino do INSS

Dentre tantos aspectos relacionados ao INSS, você deve ter em mente sobre as melhorias ocasionadas pelo sistema automatizado deste órgão público. Com isso, não é mais comum que informações errôneas passem despercebidas.

Logo, evite impasses para ficar negativado e ter que cumprir com o pagamento de juros e/ou multas. Consequentemente, é o seu dever ficar de olhos atentos para cada um de seus demonstrativos que precisam estar presentes no imposto de renda.

De qualquer forma, as regras são modificadas todos os anos. Aliás, você somente irá longe neste processo se ficar por dentro do que é exigido inicialmente pelo próprio sistema do programa.

Assim, há muitas diretrizes a serem seguidas quando o assunto é o pente fino do INSS, muito em função da necessidade da garantia de que todos os contribuintes estejam devidamente em dia com cada uma de suas obrigações previdenciárias. São as regras principais:

  • Pessoas que usufruíram do Auxílio Doença ou Auxílio Acidente antes de cumprir o período mínimo de carência exigido;
  • Beneficiários com incapacidade, mas que estão recebendo remuneração de forma indevida;
  • Aqueles que recebem o Auxílio Reclusão, mesmo possuindo uma renda mensal superior ao limite estabelecido pelo programa;
  • Indivíduos com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) sem apresentar comprovação de sua incapacidade para prover seu próprio sustento;
  • E diversas outras situações similares!

Lista do Pente Fino INSS

Assim como na tabela INSS 2024, a lista do pente fino traz uma série de dados e informações que não pode ser esquecidos pelos trabalhadores e contribuintes neste momento.

Neste processo, busca-se verificar todos os contribuintes que não declararam todas as informações de forma assertiva em relação às informações do INSS.

Com isso, os casos mais graves podem culminar na perda do benefício de forma integral.  Ou seja, vale a pena garantir que você continua apto aos seus benefícios previdenciários à cada novo ano!

Após a análise feita, você poderá conferir as informações em um formulário digital. Redobre a sua atenção neste momento!

Como agendar perícia no INSS

Caso você tenha tido alguma solicitação no pente fino deste ano, garanta que todas as informações estão devidamente dispostas e evite penalidades.

Sendo assim, muitas vezes pode ser necessário agendar uma perícia no INSS e por conta disso você deve estar de olho nos prazos. Confira só as principais oportunidade para tal agendamento via telefone, aplicativo e/ou site:

Telefone

  1. Entre em contato através do telefone 135 durante os dias úteis, de segunda a sexta-feira, no horário das 7h às 22h;
  2. Especifique a modalidade de perícia que você necessita;
  3. Escolha uma unidade do INSS onde deseja realizar o exame;
  4. Compareça na agência selecionada na data e horário agendado e não se atrase!

Site

  1. Vá até o portal oficial do INSS por meio do seguinte link;
  2. Posteriormente, faça o login na plataforma caso já possua uma conta, ou realize o cadastro para obter o acesso inicial;
  3. Uma vez dentro da plataforma, localize a opção “Agendamento de Perícia Médica no INSS”;
  4. Nesse ínterim, atualize todos os dados;
  5. Selecione o tipo de perícia desejada e, em seguida, agende a data e horário mais conveniente para comparecer a uma agência do INSS;
  6. Por último, dirija-se ao local indicado para realizar a perícia médica;
  7. Após concluir o procedimento, você estará pronto!

Aplicativo

  1. Procure e faça o download do aplicativo Meu INSS disponível na loja de aplicativos do seu smartphone, seja na Google Play Store (para dispositivos Android) ou na Apple Store (para smartphones iOS).
  2. Realize o seu cadastro no aplicativo e acesse a plataforma Meu INSS 2024.
  3. No menu principal, localize a opção “Agendar Perícia” e, em seguida, selecione “Agendar Nova Perícia”.
  4. Escolha uma unidade do INSS para realizar a perícia, considerando também o horário e a data que melhor se adequem à sua disponibilidade.
  5. Compareça à unidade do INSS agendada e siga as orientações do perito durante todo o processo de acordo com a modalidade da sua perícia.

Obs.: Independentemente de qual seja a modalidade escolhida, lembre-se da obrigatoriedade de apresentar dados, informações e documentões pessoais, tais como: CPF, RG, termo de representação legal, procuração (se houver), atestados, laudos e demais exames médios. Garanta que cada um destes documentos estão devidamente atualizados!

Prova de Vida

Embora possa existir muita diferença, saiba que a prova de vida INSS 2024 pode estar bastante interligado com o pente fino, até porque deixar de cumprir com as etapas deste procedimento pode fazer com que você caia no pente fino deste ano. Tome cuidado!

Quem não vai ser chamado no pente fino do INSS?

Para além dos casos iniciais, você deve considerar a necessidade de regularizar o seu perfil previdenciário.

Apesar disso, precisamos mencionar quais são estes casos e categorias:

  • Trabalhadores segurados que já recebem qualquer outro benefício previdenciário por mais de uma década;
  • Indivíduos que se aposentaram por motivo de invalidez;
  • Pessoas diagnosticadas com o vírus HIV;
  • Segurados que recebem benefícios devido a incapacidade por um período contínuo de mais de 15 anos ou que tenham atingido a idade de 55 anos ou mais.
5/5 - (1 voto)
Luis Reis
Luis Reis

Luís é um redator altamente qualificado e especializado no tema do INSS, trazendo sua experiência e expertise desde 2019. Com seu conhecimento sobre benefícios previdenciários e sua dedicação em fornecer informações precisas e atualizadas, Luís conquistou autoridade no campo, sendo uma fonte confiável de orientação para aqueles que buscam entender e navegar pelo sistema do INSS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *