Auxílio Acidente 2024: O que é, Requisitos, Agendamento, Valor

Já faz um bom tempo que o Auxílio Acidente 2024 é apresentado para os brasileiros, porém muitas dúvidas surgem acerca deste benefício previdenciário e por essa razão decidimos compor o artigo de hoje com todos os dados pelos quais você pode se guiar. Leia até o final e descubra mais sobre o Auxílio Acidente 2024!

Auxílio Acidente 2024
Auxílio Acidente 2024

O que é Auxílio Acidente 2024

Apesar da base deste benefício ter se mantido a mesma desde o ano passo, tanto quem já possui o benefício quanto quem está solicitando pela primeira vez podem alcançar os melhores resultados se continuarem por dentro de toas as normas do mesmo.

O caráter previdenciário deste benefício precisa ser somado às suas diferenciações e abrangências, principalmente por conta das indicações dadas pela perícia do INSS.

Aliás, somente após a definição da Lei nº 8.213 de 1991 é que o Auxílio Acidente começou a ser aplicado em solo nacional. Por outro lado, diversas alterações foram acompanhadas no decorrer destas três décadas.

Do mesmo modo, os pagamentos são realizados mensalmente através de um tempo determinado após as confirmações via perícia.

Partindo destes pontos, o primeiro a ser feio é acompanhar o site oficial do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para tirar todos os seus questionamentos sempre que houver tal necessidade.

Igualmente, volte suas atenções para o aplicativo Meu INSS 2024 fique por dentro das novidades e/ou faça consultas e solicitações há qualquer hora sem maiores dificuldades.

✅ Conheça o auxílio natalidade e quais a regras para sacar o benefício.

Quem tem direito ao Auxílio Acidente?

Para saber se você realmente tem direito ao auxilio acidente, passa a ser inevitável que as principais regras deste programa sejam aplicadas.

Na verdade, há algumas categorias em específico que já são abordadas como cabíveis a este auxílio em harmonia com as regras do Instituto Nacional do Seguro Social em 2024. Veja só e compare:

  • Trabalhadores convencionais;
  • Empregados domésticos;
  • Segurados especiais;
  • Trabalhadores em âmbito rural;
  • Trabalhadores avulsos.

Requisitos Auxílio Acidente

Para além das regras primárias, entende-se que há atualmente diferentes condições que priorizam a disponibilização deste auxílio em específico, partindo das categorias de trabalhadores e segurados que podem realizar tais solicitações. Veja só:

  • Sofrer acidentes no ambiente de trabalho;
  • Ter a capacidade de trabalho reduzida devido a acidentes;
  • Desenvolver doenças relacionadas à atividade profissional.

Documento Necessário Auxílio Acidente

Para fazer a solicitação, você precisa partir de alguns dados e documentos exigidos no ato do pedido. Lembre-se, ainda, de manter toda a documentação obrigatória sempre atualizada para evitar perder os prazos.

Abaixo, levantamos cada um destes documentos pelos quais você pode se direcionar. Veja só:

  • Documentos de identificação válidos e com foto, como RG, CNH ou outro documento de identidade profissional;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
  • Atestados médicos referentes a afastamentos ou tratamentos de saúde;
  • Receitas médicas e laudos de exames;
  • Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), caso tenha sofrido algum acidente no trabalho;
  • Demais documentos relevantes para a sua situação profissional e de saúde.

Agendamento Perícia Médica Auxilio Acidente

Grande parte das dúvidas aqui surgem da necessidade de agendamento INSS 2024 e por conta disso você deve se direcionar a partir das indicações dadas pelo próprio INSS.

Em síntese, você poderá realizar suas solicitações a partir do site, do aplicativo e até mesmo pelo telefone INSS 2024. Outro ponto importante aqui é justamente acerca da recusa do benefício, sendo possível efetuar uma contestação legal.

Porém, recomenda-se que o indivíduo se planeje com antecedência e verifique se possui todos os documentos e informações necessárias antes de comparecer ao atendimento presencial, a fim de evitar atrasos ou complicações, até porque tal processo pode demorar bastante. Entenda só:

Telefone

  1. Ligue para 135, que é o telefone do INSS;
  2. Escolha o campo agendar perícia médica;
  3. Informe o número do benefício ou do requerimento ao atendente;
  4. Escolha a data e o horário da perícia médica;
  5. Descubra a agência do INSS indicada para realizar a perícia;
  6. Anote o número do protocolo;
  7. Finalize indo até uma agência do INSS na data e horário agendado com todos os documentos necessários para a solicitação do auxílio acidente;
  8. E pronto!

Site

  1. Entre no site oficial do INSS através do link https://meu.inss.gov.br/#/login;
  2. Efetue o login utilizando sua senha previamente cadastrada;
  3. Do mesmo modo, se ainda não possui uma conta de acesso, será necessário realizar o cadastro no próprio portal;
  4. Preencha o formulário com seus dados pessoais e documentos;
  5. Simultaneamente, informe seus contatos diretos e defina uma senha segura;
  6. Além disso, complete o processo de validação e segurança clicando em “Não sou um robô”;
  7. Posteriormente, retorne à página principal para finalizar o login;
  8. Ao acessar a plataforma, procure por “Agendamentos”;
  9. Selecione a opção “Perícia INSS”;
  10. Escolha uma data e horário disponíveis para comparecer pessoalmente em uma agência do INSS;
  11. Por último, imprima sua guia de agendamento.

Aplicativo

  1. Vá até a loja de aplicativos do seu smartphone;
  2. Busque pelo aplicativo “Meu INSS” e realize o download;
  3. Após abrir o aplicativo, faça o seu login e acesse o portal;
  4. Na primeira página, selecione “Agendamentos” e em seguida “Perícia INSS”;
  5. Posteriormente, preencha todos os campos obrigatórios do formulário;
  6. Escolha uma data, horário e endereço para comparecer em uma das unidades do INSS e realizar a solicitação presencialmente;
  7. Ao concluir o preenchimento, emita a guia de solicitação e finalize o pedido;
  8. No dia da solicitação, lembre-se de chegar com antecedência mínima de 10 minutos.

Valores Auxílio Acidente

O INSS estabelece oficialmente que a condição do indivíduo e a modalidade de trabalho também influenciam no pagamento deste benefício, o qual pode variar significativamente para cada contribuinte.

Mesmo assim, note que o cálculo feito por tal órgão leva em conta, sobretudo, o salário do trabalhador, além de compor o tempo pelo qual o benefício ficará ativo com base nas condições atuais do mesmo. Fique atento e verifique a tabela INSS 2024!

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Luis Reis
Luis Reis

Luís é um redator altamente qualificado e especializado no tema do INSS, trazendo sua experiência e expertise desde 2019. Com seu conhecimento sobre benefícios previdenciários e sua dedicação em fornecer informações precisas e atualizadas, Luís conquistou autoridade no campo, sendo uma fonte confiável de orientação para aqueles que buscam entender e navegar pelo sistema do INSS.

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