Informe de Rendimentos INSS 2024: Como Emitir o Extrato?

O informe de rendimentos INSS 2024 é cada vez mais desejado em condições específicas, principalmente onde o requerente se encontra com a necessidade de comprovar as informações derivadas de seus benefícios previdenciários.

Com isso, optamos por compor o artigo de hoje com todas as dicas e informações pelas quais você pode se guiar se estiver interessado em obter agora mesmo o seu informe de rendimentos INSS 2024 de forma ágil e sem complicações. Não deixe de acompanhar até o final!

Informe de Rendimentos INSS 2024
Informe de Rendimentos INSS 2024

Informe de Rendimentos INSS 2024

Mesmo com tantas possibilidades, não é difícil se deparar com obstáculos no momento de acessar o informe de rendimentos do INSS, ainda mais se essa é a primeira vez que você está fazendo tal pedido.

Isso mesmo, este dado é facilmente encontrado através dos meios disponibilizados pelo própria INSS, sendo de grande valia para os beneficiários e segurados em incontáveis situações. Acompanhe também o INSS 2024.

À vista disso, já adiantamos que tais informações estão diretamente relacionadas ao imposto de renda por parte dos trabalhadores e empreendedores que receberam durante o ano vigente algum tipo de auxílio ou benefício previdenciário em incontáveis categorias e modalidades.

Paralelamente, pode ser inevitável recorrer a uma consulta com o máximo de antecipação. Em todo caso, não se esqueça de buscar por informações complementares durante este processo pra garantir a veracidade em todos os pontos de seu imposto de renda.

Dito isso, acompanhe na sequência deste artigo cada um dos passos para obter o extrato INSS para imposto de renda, emissão, declaração de aposentadoria no IR, salário de maternidade, como consultar e documentos obrigatórios.

Extrato INSS para Imposto de Renda 2024

Em primeiro lugar, você deve ter em vista que a contribuição ao imposto de renda precisa abranger os fatores previdenciários em todas as instâncias. Isto é, cada um dos benefícios derivados e obtidos durante todas as etapas gerais do ano-base para a declaração.

Isto é, recorra ao extrato do INSS para conseguir ficar em dia com seus débitos e garanta a comprovação de todos os valores recebidos. Ou seja, não pense duas vezes e aproveite as plataformas virtuais do Meu INSS para completar essa fase.

São algumas das informações que você obterá com tal documento comprobatório: valores recebidos, datas, prazos, parcelas, certidões, especificação do benefício, status e atualizações recentes.

Como Emitir o Extrato INSS

Agora que você já compreendeu a real importância desta informação, passa a ser mais do que necessário recorrer à emissão do extrato INSS:

  1. Entre agora mesmo o site do INSS clicando aqui;
  2. Avance na opção “Extrato de Contribuição (CNIS)”;
  3. Em seguida, faça o login no “Meu INSS” com seu número de CPF e senha;
  4. Posteriormente, selecione a opção “Extrato Previdenciário“;
  5. Na sequência opte por “Avançar”;
  6. Igualmente, vá até a aba “Visualizar”;
  7. Imprima o extrato em questão e obtenha uma cópia física, se necessário;
  8. Por último, dê continuidade ao seu imposto de renda!

Como declarar aposentadoria no imposto de Renda

Para declarar sua aposentadoria no imposto de renda, recorra aos passos detalhados abaixo:

  1. Vá até o site oficial da Receita Federal e realize o download do programa de Imposto de Renda 2023;
  2. Faça o login com suas informações de acesso;
  3. Selecione o tipo de declaração do IR que deseja fazer;
  4. Preencha todos os campos com suas informações pessoais;
  5. Do mesmo modo, forneça os documentos exigidos para a declaração;
  6. Na seção referente aos benefícios do INSS, inclua o arquivo atualizado do “Informe de Rendimentos INSS”;
  7. Siga os passos adicionais necessários e lembre-se de realizar o pagamento do imposto gerado para que sua declaração seja finalizada.

Como Declarar Salário Maternidade no imposto de renda

No caso do salário maternidade, as regras são relativamente diferentes e por conta disso você deve redobrar a sua cautela para garantir que todas as informações estão devidamente incorporadas. Acompanhe o guia a seguir e coloque todos os passos em prática:

  1. Avance ao programa do Imposto de Renda 2023 no site da Receita Federal ou baixe o aplicativo “Meu Imposto de Renda” em seu dispositivo móvel;
  2. Aliás, escolha entre “iniciar uma nova declaração” ou “utilizar um modelo anterior” e siga todas as etapas;
  3. Posteriormente, inclua o arquivo do seu Informe de Rendimentos INSS atualizado referente ao salário maternidade;
  4. Conclua os demais passos e envie sua declaração, lembrando-se de realizar o pagamento do tributo gerado.

Como Consultar o Informe de Rendimentos INSS 2024

Para consultar este informe de rendimentos na versão atualizada, prefira a opção mais prática através do site do INSS, contanto que você já disponha de uma conta ativa no portal gov.br.

Em todo caso, veja como é fácil:

  1. Dentro do portal Meu INSS 2024, selecione um senha que esteja disponível;
  2. Confirme e faça o procedimento de segurança;
  3. Finalize clicando no campo “Avançar”;
  4. Volte ao site “Meu INSS”;
  5. Siga até “Serviços”;
  6. Opte por “Informe de Rendimentos”;
  7. Por último, selecione “Consulta” para verificar todas as informações sempre que você precisar.

Informe de Rendimentos INSS pelo telefone:

Este procedimento também pode ser facilmente completado através de uma ligação telefônica gratuita e rápida, então use o telefone do INSS 2024. Porém, lembre-se que a ligação confere o acesso somente a uma consulta prévia.

Juntamente com essa verificação, você pode optar por acessar o site ou app do INSS para seguir até a obtenção do extrato. Acompanhe:

  1. Ligue gratuitamente para o número 135 da Previdência Social;
  2. Selecione a opção para falar com um atendente;
  3. Aguarde até que um atendente esteja disponível e informe que você precisa do seu Informe de Rendimentos atualizado;
  4. Além disso, forneça um endereço de e-mail válido para receber o extrato e, se necessário, imprimi-lo;
  5. Para confirmar sua identidade, você precisará fornecer informações pessoais e responder a algumas perguntas de segurança;
  6. E pronto! O atendente enviará o seu Informe de Rendimentos atualizado para o seu e-mail.

Documentos Obrigatórios

Não menos importante, garanta que você tem em mãos cada um dos documentos que são obrigatórios para completar este processo. Abaixo, destacamos uma lista completa para você acompanhar mais de perto:

  1. Documento de Identidade (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF) do solicitante;
  2. Número de inscrição no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP);
  3. Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
  4. Comprovantes de renda, como contracheques e holerites, para trabalhadores sem registro em carteira;
  5. Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento original;
  6. Comprovante de residência (atualizado);
  7. Documento de representação legal, caso seja necessário.
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Luis Reis
Luis Reis

Luís é um redator altamente qualificado e especializado no tema do INSS, trazendo sua experiência e expertise desde 2019. Com seu conhecimento sobre benefícios previdenciários e sua dedicação em fornecer informações precisas e atualizadas, Luís conquistou autoridade no campo, sendo uma fonte confiável de orientação para aqueles que buscam entender e navegar pelo sistema do INSS.

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