CND INSS 2024: Consulta, Como Emitir Segunda Via

O CND INSS 2024 trata-se de um documentos que mais colocam dúvidas na cabeça dos brasileiros no cenário previdenciário nacional, sobretudo por conta da quantidade de informações atualizadas para esse novo período. Gostou deste assunto e deseja saber mais acerca do CND INSS 2024. Caso a resposta seja sim, leia até o final para sanar cada um de seus questionamentos!

CND INSS 2024

Certidão Negativa de Débito (CND) nada mais é do que um demonstrativo de débitos da previdência social. Para isso, você tem a obrigação de ficar por dentro da tabela de valores do INSS 2024 e assim garantir que todos os seus pagamentos estão em dia.

Na verdade, a emissão deste documento pode te ajudar em diversos casos.

Do mesmo modo, aproveite para fazer a emissão também durante solicitações de revalidação de registros ou até mesmo no processo de requisição de indenização do INSS. Não se esqueça!

Ao contrário do que muitos imaginam, a solicitação pode ser bastante prática de você saber exatamente como e onde procurar. Como nosso objetivo é te ajudar ao máximo, optamos por relacionar algumas dicas para te ajudar ao máximo neste momento.

CND INSS 2024
CND INSS 2024

Sinteticamente, aproveite para considerar a necessidade de validar seus registros e manter-se ativo com suas contas para acessar os requisitos dos benefícios que são seus por direito. Aproveite para acompanhar sobre o salário maternidade 2024 e o auxílio doença 2024.

Como Emitir a Certidão Negativa INSS

Após compreender a real importância deste documento, é chegada a etapa de conferir mais de perto tudo aquilo que você precisa cumprir para alcançar seus objetivos e garantir que cada um de seus débitos com a previdência estejam em dia.

Abaixo, você descobre mais detalhes sobre o CND INSS 2024, principalmente quanto a forma de fazer a emissão. Entenda:

  1. Vá até o site da Receita Federal neste site;
  2. Opte por “Consultar”;
  3. Preencha todos os campos com as seguintes informações solicitadas: “CPF/CNPJ”, “Data de Nascimento” ou “Data de Abertura” e o “Captcha”;
  4. Clique, novamente, em “Consultar”;
  5. Posteriormente, selecione o tipo de certidão que será emitida: “Certidão Negativa de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União” ou “Certidão Positiva com Efeitos de Negativa de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União”;
  6. Clique em “Emitir Certidão” para continuar;
  7. Na próxima tela, escolha a opção “PDF” para receber a certidão em formato PDF;
  8. Clique na opção “Gerar Certidão”;

Importante: A sua certidão será gerada e, deste modo, você poderá fazer um simples download gratuito para continuar, seguido da impressão, se achar necessário. Outro ponto relevante, se dá quanto a validade de 180 dias desde documento. Então, tenha o máximo de atenção!

Consulta CND INSS

No caso de uma simples consulta aos dados desta documentação com os demonstrativos completos e atualizados, aproveite para seguir o guia que estabelecemos a seguir:

  1. Acesse o site oficial do INSS;
  2. No próprio menu principal do site, role a página até encontrar a seção “Empresas” e clique nela;
  3. Já na seção “Empresas”, procure pela opção “CND – Certidão Negativa de Débito” e clique para prosseguir;
  4. Posteriormente, você encontrará todas as informações necessárias sobre a CND e os requisitos para a obtenção;
  5. Siga as orientações apresentadas na página para realizar a consulta. Normalmente, você precisará informar o CNPJ da empresa ou o CPF do contribuinte individual e preencher os dados solicitados;
  6. Justamente com o preenchimento dos dados obrigatórios, clique em “Consultar” ou em algum botão equivalente para iniciar a consulta;
  7. Visualize cada uma das informações referentes à sua Certidão Negativa de Débito do INSS.

Segunda VIA

Com isso, vale muito a pena conhecer mais de perto esse passo a passo:

  1. Entre no site da Receita Federal do Brasil (RFB);
  2. Em seguida, vá até “Certidões” no menu superior e selecione “Certidão Negativa de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União (CND)”;
  3. Imediatamente, escolha o campo “Certidão Negativa de Débito com o INSS” e preencha o formulário com os dados solicitados, como CPF ou CNPJ da empresa, período a ser consultado e captcha;
  4. Além disso, escolha o campo “Consultar” e verifique se existe alguma pendência ou débito em aberto com o INSS;
  5. Simultaneamente, caso não haja débitos, a certidão será emitida de maneira imediata;
  6. Se houver débitos, o sistema irá informar quais são os débitos e como proceder para regularizá-los;
  7. Nesse ínterim, para emitir a segunda via da Certidão Negativa de Débitos do INSS, acesse novamente o site da RFB, selecione a opção “Certidões” no menu superior e escolha “Consultar Certidão”;
  8. Aliás, informe o número da certidão anterior e o captcha para realizar a consulta;
  9. Da mesma forma, a segunda via da Certidão Negativa de Débitos do INSS será gerada automaticamente, caso não haja pendências ou débitos ativos no momento da solicitação. Lembre-se deste detalhe!

Documentos Necessários

Não há como completar cada um dos passos necessários nesta etapa sem antes garantir que todos os documentos requeridos pelo sistema estão devidamente atualizados. Caso contrário, você poderá ter um atraso durante seus pedidos.

Embora isso pareça ser uma barreira, trata-se na verdade de mais uma camada de segurança imposta pelo INSS. Com isso bem estabelecido, veja tudo aquilo que você precisa para consultar, emitir e obter a segunda via do CND INSS:

  • Documento de identificação oficial com foto (RG, CNH, passaporte, etc.);
  • Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) para empresas ou Cadastro de Pessoa Física (CPF) para pessoas físicas;
  • Comprovante de inscrição no INSS;
  • Procuração, se necessário;
  • Documentos que comprovem o pagamento dos débitos, se houver;
  • Documentos que comprovem a contestação administrativa ou judicial dos débitos, se houver;
  • Entre outros.
5/5 - (1 vote)
Luis Reis
Luis Reis

Luís é um redator altamente qualificado e especializado no tema do INSS, trazendo sua experiência e expertise desde 2019. Com seu conhecimento sobre benefícios previdenciários e sua dedicação em fornecer informações precisas e atualizadas, Luís conquistou autoridade no campo, sendo uma fonte confiável de orientação para aqueles que buscam entender e navegar pelo sistema do INSS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *