INSS Contribuinte Individual 2024: Valores e Como Funciona?

Muito tem se falado sobre o INSS contribuinte individual 2024, até porque esse nicho tem crescido bastante na última década em todo o território nacional. Caso você se enquadre neste grupo, aproveite para conhecer mais de perto o artigo de hoje onde te apresentaremos exatamente tudo acerca do INSS contribuinte individual 2024. Você não vai querer ficar de fora!

INSS Contribuinte Individual 2024
INSS Contribuinte Individual 2024

INSS Contribuinte Individual 2024

As contribuições feitas pelos contribuintes individuais ao INSS precisam respeitar algumas regras em específico e por conta disso vale muito a pena se direcionar a partir das novas regras estabelecidas por este órgão, principalmente após a recente reforma da previdência.

O Instituto Nacional de Seguro Social tem demonstrado uma enorme abrangência quando o assunto é o novo valor derivado do padrão de cálculo quanto ao pagamento de contribuição dos trabalhadores individuais.

Os beneficiários desta modalidade também possuem uma série de responsabilidades adicionais que não podem ser deixadas de lado em nenhum momento.

Comece levando em conta alguns fatores bem como a necessidade de verificar a tabela de pagamento do INSS 2024 e o calendário de pagamentos INSS 2024. Em todo caso, muita atenção é exigida por parte dos brasileiros que se enquadram neste nicho. Fique de olhos atentos!

Benefícios Contribuinte Individual

Conforme salientamos anteriormente, há diversos pontos positivos em ser um contribuinte individual do INSS, começando pela disponibilidade de alguns benefícios previdenciários, tais como:

Aqueles que fazem contribuições para o INSS e têm acesso aos benefícios da Previdência Social são considerados segurados, incluindo empregados domésticos, trabalhadores avulsos, contribuintes individuais empregadores, trabalhadores rurais, entre outros.

Inegavelmente, a contribuição mensal é fundamental para a inclusão e assistência do INSS. Por isso, os trabalhadores regidos pela CLT, que fazem contribuições para o INSS, têm direito a receber assistência do órgão. Verifique mais de perto com o máximo de cautela!

Quem pode ter o INSS Contribuinte Individual

As regras inerentes a essa categoria também fornecem vantagens aos contribuintes, principalmente no momento de conferir quem de fato pode estar incluso neste grupo.

Em todo casso, listamos abaixo que realmente pode esta agrupado a esse desígnio de acordo com as novas regras de 2024:

  • Brasileiro civil que trabalha no exterior para organismo oficial internacional do qual o Brasil é membro efetivo, salvo quando coberto por regime próprio de previdência social;
  • Diretor de empresa (não empregado); membro de conselho de administração de sociedade anônima;
  • Diretor de cooperativa;
  • Síndico remunerado;
  • Sócio-gerente;
  • Cotista de empresas;
  • Pessoa física que exerce atividade agropecuária em área maior do que quatro módulos fiscais, ou, se menor, com o uso permanente de empregados/colaboradores;
  • Membro de congregação ou ordem religiosa (padres, pastores, líderes espíritas, umbandistas, etc.);
  • Prestadores de serviço sem relação de emprego (pedreiro, marceneiro, vendedor, advogado, contador, corretor, dentista, etc.);
  • Entre outros.

Como Funciona o INSS Contribuinte Individual

Caso você ainda tenha questionamentos acerca desta modalidade, vale frisar que há muitos aspectos a serem considerados neste momento, principalmente em relação à quitação dos pagamentos todos os meses.

O caráter individual equipara-se às categorias como os microempreendedores individuais (MEI) realizam o pagamento e possuem direito previdenciários do INSS via DAS/MEI (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).

Tabela INSS para Contribuinte Individual

Ficar por dentro das datas e dos valores das respectivas contribuições e benefícios também de fazem necessário neste momento, principalmente em relação às alíquotas que podem variar bastante.

Ainda mais, multas e juros são acrescidos no caso de pagamentos atrasados e por isso você deve se preparar ao máximo para evitar tal problema.

No caso dos autonômicos, esse percentual é de 20% porém há variações que parte de 11% para demais campos. Fique de olhos atentos!

Valor do INSS para contribuinte individual

Para este ano de 2024, o valor esperado é de R$1.302,00 como base e R$7.507,49 como teto. Por outro lado, espera-se novas modalidades para outros campos assim que a data de 2024 se aproximada. Compare bem e leve em conta os indicativos do salário mínimo nacional e/ou estadual.

Como Pagar INSS – Contribuinte Individual

Não menos importante, o pagamento do INSS 2024 nesta categoria também possui pontos práticos:

  1. Acesse o site da Receita Federal e entre no Sistema de Acréscimos Legais (SAL) ou acesse o site do INSS e selecione a opção Guia da Previdência Social (GPS);
  2. Preencha os dados solicitados, como nome completo, CPF, valor da contribuição e mês de referência;
  3. Imprima a guia de pagamento e verifique a data de vencimento, que é até o dia 15 do mês seguinte ao preenchimento;
  4. Efetue o pagamento em qualquer agência bancária ou por meio do Internet Banking;
  5. Guarde o comprovante de pagamento para eventual necessidade de comprovação.

Diferenças entre contribuinte individual e facultativo INSS

Outro ponto-chave que merece ser visto aqui condiz especificamente com as diferenças entre contribuinte individual e colaborador facultativo os INSS.

Nos dois casos, deve-se ter uma atenção extra. Aliás, o contribuinte individual trabalha por conta própria e não tem registro em carteira, podendo ou não possuir CNPJ.

Do mesmo modo, diaristas, ambulantes, pintores, eletricistas, síndicos e outros profissionais estão nessa categoria. Embora não tenham vínculo empregatício com empresas, podem contribuir para o INSS através da prestação de serviços e emissão de notas fiscais.

Por outro lado, os facultativos são aqueles que não possuem obrigatoriedade de contribuição como pessoas jurídicas ou funcionários CLT, como estudantes e donas de casa que optam por contribuir para ter direito aos benefícios previdenciários. Para mais, ligue para o telefone INSS 2024!

Além disso, é de grande valia saber escolher o plano de contribuição adequado e realizar os pagamentos corretamente para garantir e preservar os benefícios do INSS como aposentadoria, auxílio-doença, salário-família, salário-maternidade, pensão por morte e auxílio-reclusão.

Documentos Obrigatórios

Como contribuinte individual do INSS em 2024, você terá que ter sempre em mãos alguns dados e documentos atualizados, tais como:

  • Documentos pessoais, como RG e CPF;
  • Comprovante de endereço;
  • Número do NIT (Número de Identificação do Trabalhador);
  • Comprovantes de recolhimento das contribuições previdenciárias;
  • Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, caso o contribuinte tenha realizado a declaração nos últimos anos;
  • Contratos de prestação de serviços realizados como autônomo ou como profissional liberal, comprovando a atividade exercida e a remuneração recebida;
  • Entre outros documentos que comprovem a profissão exercida, como registro profissional, diploma, certificado de conclusão de curso, entre outros.
5/5 - (1 vote)
Luis Reis
Luis Reis

Luís é um redator altamente qualificado e especializado no tema do INSS, trazendo sua experiência e expertise desde 2019. Com seu conhecimento sobre benefícios previdenciários e sua dedicação em fornecer informações precisas e atualizadas, Luís conquistou autoridade no campo, sendo uma fonte confiável de orientação para aqueles que buscam entender e navegar pelo sistema do INSS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *